terça-feira, 29 de julho de 2008

Mafaldisses: Crónicas sobre rodas




este é o livro...




Há uns anos que a conheço e orgulho-me de a chamar de amiga.


Na preparatória ela era a menina de cadeira de rodas...


Na secundária, por capricho do destino, tornou-se numa das minhas melhores amigas. Com ela aprendi que "não posso" não se deve dizer. Que antes de desistir, devemos tentar. Foi com ela que descobri o gosto pela escrita e pelo jornalismo. Nunca gostei tanto de subir dois andares, apenas para ir p a sala do jornal da escola... hehe! Era uma aventura sair com ela da escola...mas quantas vezes não fomos dar as nossas voltinhas?!


No final do secundário a vida decidiu que nos havia de afastar, mas anos volvidos, voltamo-nos a encontrar e a aproximar. E que saudades eu tinha tuas.... as saudades que tenho agora!


Sempre teve jeito para a escrita (por algum motivo foi para jornalismo) e já na adolescencia escrevia os seus textos. Adorava cada um deles.


Em Maio, finalmente, apresentou-nos o seu "filhote": Mafaldisses: Crónicas sobre rodas. Infelizmente nao pude ir ao lançamento, mas não podia de deixar de comprar o livro. Afinal, cada crónica seria um ensinamento e não me enganei.


Devorei o livro, como se de um romance se tratasse. O livro é uma compilação de crónicas que a Mafalda escreveu ao longo do último ano, e outras mais antigas (eu percebi). Crónicas estas que falam sobre a sua vida, sobre o que é viver numa cadeira de rodas numa sociedade que olha para os deficientes como algo extra-sociedade... Para mim, o que ela escreveu não foi novidade. Eu própria já o havia comprovado nos anos em que privei mais de perto com ela.


Tive a sorte de me ter cruzado no caminho da minha piolha e de ter aprendido imensas coisas com ela. É sem dúvida o meu grande exemplo de vida e de coragem, assim como os pais. Este grande senhor e esta grande senhora que tiveram a coragem (sim, a coragem!!) de recusar levar para casa uma menina saudável em vez da menina deficiente que teria poucos dias de vida.


Tenho orgulho de poder dizer que sou amiga da Mafalda e que a adoro por tudo o que ela é!!



... esta é a autora

3 comentários:

BlueAngel aka LN disse...

Um verdadeiro exemplo!!! Já conhecia a Mafalda da televisão e tens razão: a Mafalda é um exemplo para todos nós!!! Que bom teres privado com alguém que a força que a Mafalda tem. Beijocas larocas

Elora disse...

Tenho de ler!

Anónimo disse...

Sem palavras
Obrigada minha querida amiga.
Continuas em mim, no passado e nestas memórias tao boas.
O teu apoio é muito importante p mim, Mafaldinha